Depoimentos

“A ampla experiência dos profissionais do ITCO qualificou a tramitação da Lei Complementar do Plano Diretor na Câmara Municipal de Goiânia. A instituição é formada por equipe que conhece profundamente nosso município, um time de especialistas nas mais diferentes áreas comprometido e preocupado com o futuro dos goianienses”

- Vereador Anselmo Pereira (MDB) ( Presidente da Câmara Municipal de Goiânia no biênio 2015-2016 )


“O ITCO prestou suporte técnico estratégico e fundamental à Câmara Municipal de Goiânia na tramitação da Lei Complementar do Plano Diretor. A elevadíssima qualidade de seu time de profissionais ampliou a compreensão e a percepção dos vereadores para os desafios do crescimento da capital.”

- Vereador Romário Policarpo ( Presidente da Câmara Municipal de Goiânia )


Coordenador do processo de revisão do Plano Diretor, o ex-secretário de Jeová Alcântara reconhece a importância do trabalho do ITCO na discussão, capacitação e na elaboração da revisão do Plano Diretor de Goiânia, com uma equipe capacitada e que conhece as problemáticas da capital com visitas in loco e um mapeamento dos principais problemas da capital.

“Tive uma experiência bastante exitosa com o ITCO e atesto que o instituto teve uma atuação altamente capacitada e que resultou em um trabalho muito bem avaliado para ser apreciado na Câmara Municipal”, destacou.

“Fui secretário de Planejamento de Goiânia e coordenei o atual processo de revisão do Plano Diretor e tive uma experiência bastante exitosa com o ITCO, que possui uma equipe capacitada, conhece todo o território de Goiânia, as problemáticas e que auxiliou na revisão da atual proposta com visitas técnicas in loco para conhecer melhor a realidade do nosso município. Atesto que o ITCO é um instituto altamente capacitado e o resultado de todo esse trabalho foi um Plano Diretor bem elaborado, como aconteceu em 2007, época da última revisão do Plano Diretor e quando a Câmara aprovou a atualização por unanimidade”.

- Jeová Alcântara ( Coordenador do processo de revisão do Plano Diretor )


“Cada cidade tem suas especificidades, mas o ponto em comum é o desafio de fazer um bom diagnóstico e no Brasil temos uma tradição de não aproveitar bons projetos e conclusões. Depois desse diagnóstico, é preciso convencer sobre a importância das soluções apontadas e nós, no ITCO, temos conseguido avançar em termos de convencimento. A equipe do ITCO começou a se credenciar nacionalmente, tornando-se referência e isso vem em um crescendo, por ser uma equipe muito qualificada com a vantagem de trabalhar a realidade fática. É preciso ter essa visão ampla e maturidade para compreender todas as visões e reivindicações dentro de uma cidade. Negociações são legítimas e devem ser feitas, de modo que o planejamento urbano, seus planos, leis reflitam os anseios dos diversos segmentos de uma cidade”.

- Sílvio Matos ( Geólogo e consultor ambiental )


“O ITCO para mim é uma entidade que seleciona o que há de melhor no mercado, é uma seleção de talentos, onde não há hierarquia, mas uma organização e nada existe sem organização. É um pessoal de muita qualidade, que entende a fundo o assunto. Tive oportunidades de discutir com profissionais de todas as áreas, uma diversidade que reverte em riqueza cultural para a cidade. O planejamento urbano é a essência da cidade, é pensar na cidade com qualidade de vida”

- Sebastião Ferreira ( Advogado especializado em regularização fundiária urbana e planejamento urbano, ex-secretário de Planejamento de Goiânia (por duas ocasiões) e de Trindade )


“O fato de ser o ITCO uma entidade sem fins lucrativos faz uma diferença muito grande. Para nós, consultores, esse trabalho intelectual tem muito de idealismo. E o ITCO oferece o clima para que isso aconteça, afinal, a filosofia aqui é de que não existe um modelo pronto e sabemos que o Plano Diretor é um produto artesanal, no sentido de que cada cidade tem uma realidade única, assim como os anseios de seus habitantes. Hoje um Plano Diretor é pensado para atender os cidadãos e há um equilíbrio entre os anseios e interesses.

O foco do ITCO é nos espaços públicos, calçadas, praças, jardins, parques, ruas, tudo pensando na qualidade de vida das pessoas que vivem nesses locais, em ter espaços públicos de qualidade, que permanecerão para as próximas gerações. O ITCO tem uma equipe com visão do que é a realidade de uma cidade e não só de conceitos de urbanismo”

- Renato Rocha ( Consultor master em planejamento urbano e mestre em urbanismo sustentável )


“Foi excelente, uma assessoria técnica fantástica, extraordinária, com a qual tivemos um diálogo sempre positivo, eles estiveram sempre abertos às nossas sugestões, opiniões, acompanharam as audiências públicas. Tudo o que eu propus sempre foi analisado de maneira técnica, com respostas embasadas em dados, estimativas de impactos. Só tenho coisas boas para falar sobre o ITCO”

- Sabrina Garcez ( Vereadora por Goiânia )


“Em nossa experiência à frente da Comissão Mista da Câmara Municipal de Goiânia, tivemos muito contato com os técnicos do ITCO, que são pessoas capacitadíssimas, fizeram um bom trabalho, nos orientaram muito bem, de forma isenta. São muito profissionais e técnicos, conduziram o estudo deles com muita transparência. Esse estudo hoje tem colaborado não só com a Câmara, mas também para os próprios técnicos do Município. Várias ideias sugeridas pelo ITCO, exemplos que deram certo mundo afora, foram enquadrados na realidade de Goiânia e hoje estão à disposição da sociedade, tanto no novo projeto do Plano Diretor, ainda em trâmite, como nas outras leis complementares que colocam em prática as diretrizes trazidas no plano”.

- Lucas Kitão ( Vereador por Goiânia )


“A minha primeira experiência profissional com o ITCO aconteceu na época em que trabalhei como Diretora de Mobilidade Urbana na Prefeitura de Anápolis e o Instituto foi contratado para fazer a revisão do Plano Diretor do município. Foi uma grata surpresa para mim, porque até então eu não conhecia o grupo e não sabia o quanto eles são sérios naquilo que se propõem a fazer. Desde então passei a acompanhar o trabalho do ITCO. Depois de algum tempo, deixei de trabalhar na Prefeitura de Anápolis e em seguida fui convidada para integrar o grupo, o que representou para mim uma grande realização pessoal. Primeiramente, porque seria uma oportunidade de atuar na minha área de especialização, que é o Planejamento Urbano, em especial o Planejamento da Mobilidade, além de toda admiração pelo trabalho que o grupo desenvolveu. E abracei essa oportunidade de ser uma colaboradora do ITCO. Hoje sou muito grata ao Selomar pela oportunidade que ele me concedeu e espero continuar desenvolvendo vários trabalhos com este grupo que é muito comprometido com a qualidade de vida das pessoas e das cidades. É o que considero mais importante e digo que o sentimento é de continuar juntos para que possamos melhorar as cidades não só em Goiás, mas várias cidades por todo o Brasil como vem acontecendo”.

- Fernanda Mendonça ( Arquiteta especialista em Planejamento Urbano com ênfase em Planejamento da Mobilidade )


Contatos

Endereço:

Avenida T-2, nº 471, Focus Business Center, Sala 506, Setor Bueno, Goiânia/GO – CEP 74.210-005

Telefones:

Fixo: (62) 3223-2388 / (62) 3299-8300
Claro (WhatsApp): (62) 99400-5416 / (62) 99911-2545

E-mails:

itco@itco.org.br
contabilidade@itco.com.br

Redes Sociais:

Instagram: @planejamento_urbano_itco

© Copyright 2021. ITCO - Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Centro-Oeste